Vilanculos, Moçambique – Praias e olhos vendados

Cada dia de viagem na África é louco, agitado, incrível … e às vezes, tentando. Saímos do Tofo e pegamos um pequeno Chapa (mini ônibus/van) para a cidade de Imhambane. A partir daí, embarcamos em uma balsa e fomos para Maxixe, a partir daí foi uma viagem de 4 horas para Vilankulo. Ao longo do caminho, sempre há a população local que vende todos os tipos de itens do lado da estrada.

Desta vez, fomos capazes de comprar um enorme saco de laranjas e caju frescos também. Você nunca passará fome em um dia de viagem em Moçambique! O Chapa estava cheio de pessoas, como de costume, além de bagagem, produtos alimentícios, e geralmente haverá galinhas vivas sob o assento. Faz um passeio interessante.

Deliciosas laranjas frescas disponíveis para venda a caminho de Tofo para Vilanculos

Chegamos a Vilanculos e caminhamos até nossa pousada, encontrando -se com Alice e Henry ao longo do caminho para conversar sobre o que havia acontecido no dia de separação. Nós nos encontramos de volta depois de fazer check -in em nossa cabana redonda e desfrutamos de jantar e uma sessão de ukulele na praia naquela noite.

Nós tínhamos arranjado para navegar para o arquipélago de Bazaruto na manhã seguinte. Foi um dos melhores dias ainda! Saímos para um barco moçambicano tradicional chamado Dhow e fomos para a ilha de Magaruque.

Navegando pela água impensável e clara e clara e turquesa, foi incrível e o que a tornou ainda mais especial foi quando paramos ao lado de um pescador local de lança e a próxima coisa que sabíamos, vivíamos, os caranguejos recém -pegos entrando a bordo para almoçar. Temos 13 caranguejos de bom tamanho por US $ 1,75 … inédito!

Dariece gostando de navegar o impressionante arquipélago de Vilanculos
Comprando os caranguejos mais frescos possíveis de um pescador de lança, arquipélago de Bazaruto, Moçambique

Preparando caranguejos recém -capturados no barco, arquipélago de Bazaruto, Moçambique
Quando chegamos perto da costa, todos entramos para um snorkel e apenas flutuamos ao longo da prateleira com a corrente. O almoço foi fabuloso, curry de caranguejo, peixe fresco grelhado, arroz, salada, pão e bananas.

Cabras na estrada desfrutando de um delicioso almoço fresco, Ilha Magaruque, Arquipélago de Bazaruto
Depois de nos enchermos, decidimos sair e explorar um pouco mais a ilha. Havia uma enorme duna de areia no meio da ilha que subimos e fomos recompensados ​​com vistas espetaculares de todos os lados da ilha. A água na ilha era impressionante, a areia era extremamente branca e o dia foi fabuloso.

Explorando a ilha de Magaruque, arquipélago de Bazaruto, Moçambique
Nick e Henrik, Ilha Magaruque, Arquipélago de Bazaruto, Moçambique

Vista do topo das dunas de areia, Ilha Magaruque, Arquipélago de Bazaruto, Moçambique
Quando pensamos que não poderia melhorar, no caminho de casa, vimos um dugongo nadando na água! Um dugongo é como um peixe -boi e é extremamente raro de ver, mas tivemos a sorte de segui -lo e assisti -lo através da água limpa enquanto pastava ao longo do fundo do oceano. Imediatamente, a tripulação começou a gritar “Tipsy, Tipsy!” … Como em, eles receberiam uma boa dica para seguir a enorme criatura por tanto tempo! muito engraçado. Foi um final perfeito para um dia perfeito com nossos novos amigos … e haveria muito mais por vir em Moçambique.

Um Dugongo no Arquipélago de Vilanculos
Nick praticando o ukelele no barco de volta a Vilanculos, Moçambique

No dia seguinte e no último dia em Vilanculos, Nick e eu decidimos fazer um tour pela vila com um dos caras locais. Fomos apenas nós três e tínhamos organizado um programa com ele e dissemos a ele as coisas que queríamos experimentar e ver. Como era um sábado, não podíamos ir à escola ou ao hospital, eles estavam fechados.

Então, em vez disso, dissemos a ele que queríamos ir ao mercado, orfanato e à igreja. Sábado é o Dia da Igreja em Vilanculos, então alinhou perfeitamente. O dia foi fantástico e gostamos de brincar com as crianças no orfanato e dar a elas todos os cadernos, lápis, escovas de dentes e creme dental. Mesmo apenas passar uma hora ou mais com eles foi gratificante por nós, e espero que eles tenham gostado da nossa empresa. Vendo os sorrisos em seus rostos definitivamente iluminaram o nosso dia.

Crianças no orfanato em Vilanculos, Moçambique
Dariece com as crianças do Orfanato, Vilanculos, Moçambique

Nick ajudando a bombear um pouco de águano orfanato em Vilanculos, Moçambique
Infelizmente, não conseguimos passar muito tempo lá, pois tínhamos que chegar à igreja a tempo do serviço. A Igreja Africana não é nada como a igreja em casa. O serviço começou por uma procissão de mulheres que caem na rua cantando e dançando, a maioria com bebês amarrados de costas com o pano tradicional. Eles entraram na igreja e todos os outros os seguiram.

Nós nos sentamos no banco da primeira fila e tentamos se misturar, sem sucesso. Foi um momento tão alegre para as pessoas, algo que eles esperavam a semana toda. Esperávamos ver algum canto durante o serviço e ficamos surpresos quando praticamente todo o serviço estava cantando! Não era silencioso e abafado como as igrejas em casa, era otimista, animado e todo mundo estava cantando e conversando o tempo todo.

Durante uma parte, eles disseram em seu idioma (português) que todos os casais deveriam se levantar no palco. Nosso guia traduziu o que eles haviam dito e subimos no palco, enquanto todos os habitantes locais aplaudiram e nos aplaudiram.

Aparentemente, em Moçambique, eles jogam na igreja! Os homens deveriam se alinhar e todas as mulheres deveriam ficar em frente a elas. Enquanto vendados, as mulheres deveriam sentir cada homem na fila até encontrarem seu homem. Felizmente, eu poderia espiar sob a venda e consegui ver os sapatos de Nick … espero que eu o tenha escolhido sem trair.

Após o jogo, decidimos que era hora de sair e subimos para a frente do palco e conversamos com a igreja sobre quem somos, o que estávamos fazendo lá e agradecemos por nos receber em sua comunidade. A multidão riu e bateu palmas a cada tradução que nosso guia fez e eles ficaram felizes em ver um Mazungu (pessoa branca) em sua igreja. Foi uma experiência tão fantástica.

Nick fora da igreja com a população local de Vilanculos, Moçambique

Mulheres dançando fora da igreja em Vilanculos, Moçambique
ficando com os olhos vendados dentro da igreja, Vilanculos, Moçambique

Cabras na estrada dentro da igreja local – os únicos rostos brancos lá! Vilanculos, Moçambique
Crianças fora da igreja em Vilanculos, Moçambique

um alfaiate com tecido lindo e colorido, vilanculos, moçambique
Pescadores ao pôr do sol, Vilanculos, Moçambique

Na manhã seguinte, nós quatro empacotamos e fomos para a Beira para eventualmente chegar ao arquipélago do norte, remoto e exclusivo de Quirimbas. Os próximos 2 dias (e todos os dias depois disso) acabavam sendo uma aventura de viagem que nenhum de nós jamais esquecerá!

Gosta deste post? Fixá-lo!

Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um associado da Amazon e também um afiliado de outros varejistas. Isso significa que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.